Uma iniciativa inédita será levada para a feira Metalurgia 2018 pelo Senai e Weld Vision: o projeto de solda em realidade aumentada, da empresa Weld Vision. Disponibilizado no estande do Senai, o espaço promete ser a sensação da feira, e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. O equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real em três processos; tudo em ambiente virtual. O simulador é utilizado por indústrias para capacitação de profissionais e em laboratórios de escolas técnicas para aulas práticas. A feira começa nesta terça-feira, na Expoville.

Continua depois da publicidade

Rodada de negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios. A Abifa realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor. O tamanho e as perspectivas do mercado serão analisados pelas lideranças do setor. A feira deve atrair um público altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado.

– Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops.

O setor de metalurgia é um dos fundadores do modelo industrial de Joinville e fator decisivo para a sua consolidação na segunda metade do século passado. Atualmente representa um dos mais fortes elos da cadeia produtiva.

 

Continua depois da publicidade

Itapoá

O Sebrae divulga, nesta terça-feira (18), documento que detalha os potenciais de desenvolvimento econômico do município de Itapoá. O estudo faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que tem por objetivo promover a transformação local com a implantação de políticas de desenvolvimento.

 

China

Oportunidades de negócios e parcerias entre SC e China serão tema de seminário promovido pela Fiesc nesta quarta (19), no Senai Norte, em Joinville. Os cenários político e econômico da China serão abordados pelo cônsul comercial da República Popular da China em São Paulo, Yu Yong, e pelo diretor-geral do China Trade Center, Pan Faming.

 

No Planalto

A Havan vai inaugurar no sábado, dia 22, a sua 114ª loja, localizada em São Bento do Sul. O investimento é de R$ 30 milhões e cria 150 empregos diretos. A nova unidade tem 7,5 mil metros quadrados construídos e passará a oferecer um mix com mais de 100 mil itens.

 

Sem margem para manobras

A Fecomércio divulga amplo estudo sobre temas de interesse da competitividade do setor. A coluna antecipa a análise sobre o ambiente competitivo. Diz o documento:

Continua depois da publicidade

– Os últimos quatro anos não foram fáceis para o Brasil. Passamos por um dos períodos mais turbulentos de nossa história, com severas instabilidades políticas e econômicas, as quais afetaram todos os brasileiros. Vimos o aumento do desemprego e da informalidade e quedas na arrecadação dos governos, nos rendimentos dos empresários e dos trabalhadores. O mundo está mais fechado, mais protecionista e mais crítico quanto aos arranjos multilaterais, que até meados desta década eram inquestionáveis. A retomada da prosperidade econômica neste contexto tão adverso é nossa única saída. Não há mais margem de manobra para paliativos; ou alteramos estruturalmente o Brasil e Santa Catarina ou pereceremos em nosso projeto civilizatório.

 

Sem fórmulas

Estes planos de mudança e de rumos a seguir nos próximos quatro anos só poderão surgir na própria sociedade, composta por ser múltiplos atores. Não há fórmulas predeterminadas ou projetos salvadores. Apenas os brasileiros, encarando seus problemas, poderão superá-los e rumar ao desenvolvimento. A Carta do Comércio aborda temas como educação, inovação, infraestrutura, legislação trabalhista, ambiente econômico e captação de recursos. O setor terciário representa 65,3% do PIB catarinense. É responsável por mais de 1,3 milhão de empregos, aproximadamente 50% da arrecadação estadual e engloba 600 mil empresas.

 

Leia também:

Haddad e Manuela visitam SC nesta terça-feira

Destaques do NSC Total